FALTA REVERÊNCIA NA IGREJA

Pastor e Educadora chamam atenção para falta de educação nos templos.

Celulares que tocam durante o culto, movimentações indevidas e aquela famosa caminhada dos integrantes do louvor ao bebedouro. Estas são cenas comuns que acontecem em nossas igrejas e que mostram a falta de bons modos de alguns cristãos. O pastor Renato Vargens escreveu um texto reclamando da falta de reverência de alguns cristãos. A crítica é endossada por Albertina Costa Ruiz que em 2010 falou ao CREIO sobre o assunto.

No texto Renato Vargens fala sobre o advento da tecnologia, por outro lado, mostra como isto adentrou as igrejas e tem atrapalhado as celebrações. "O que falar então dos adolescentes e jovens que com a desculpa de ler a Bíblia brincam de jogos eletrônicos no celular? O que dizer daqueles que em meio ao sermão, navegam na internet querendo saber o resultado do jogo de seu time de futebol? Ou ainda daqueles que navegam pelas redes sociais, mandando mensagens aos seus amigos virtuais via facebook e twitter?" Ele conclama: " Isto, posto, afirmo que todo aquele que deseja servir ao Senhor e que entende que o culto a Cristo deve ser prestado de todo coração, entendimento e alma, que desligue o celular focando especificamente naquele que é merecedor do nosso louvor e gratidão."

Ele cita como exemplo da falta desta reverência, o caso de uma irmã que entrou no templo de uma igreja e se ajoelhou para orar, quando o celular tocou no silencioso. Segundo o reverendo ela aproveitou o "embalo" e ficou de joelhos "Orando" ou melhor, "Com o Celular no Ouvido" batendo papo.

A consultora de etiqueta e co-autora do livro ’Não Fale de Boca Cheia’, Albertina Costa Ruiz, falou em dezembro de 2010 ao CREIO sobre o assunto e culpou os pastores. Para a escritora, o espaço do templo exige boa conduta, principalmente por ser onde várias pessoas se reúnem. “Sendo a igreja o local onde se promove a comunhão do ministério, é importante o comportamento dos membros ter como base regras de boas maneiras, o que significa gentileza para com os demais, resultando num ambiente harmonizado e, sobretudo, sereno, onde a reverência possa ser alcançada”, afirma.

A consciência deve estar no quanto certas atitudes podem atrapalhar os presentes e também o andamento da reunião. Tudo que chama e tira a atenção não deve fazer parte da rotina da congregação. Às vezes, a ausência de estrutura e de orientação pastoral é a realidade, e não a falta de educação dos membros. Por isso, os pastores e líderes devem procurar impor regras comportamentais e disponibilizar espaços a fim de facilitar o convívio e permanência de suas ovelhas nos ambientes de culto.

O excesso de apresentações litúrgicas, os cultos demasiadamente longos e as apresentações musicais com som muito alto também podem provocar cansaço e desatenção no público presente. “São itens que colaboram para os participantes serem levados a um procedimento irrequieto”, acrescenta Albertina.

Fonte: Portal Creio