A MARATONA DE DEUS

I Coríntios 9. 24-27.

A MARATONA DE DEUS
Enilda Lins


“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado.” I Coríntios 9. 24-27.


Todo participante de uma maratona tem um objetivo em mente: Ganhar o troféu, ou medalha de ouro de campeão. No tempo do apóstolo Paulo os atletas que venciam a corrida, ganhavam uma coroa de louro. Para que o alvo seja conquistado, o atleta vai precisar além de bom preparo físico e rotina de treinos, força de vontade, disciplina e muita dedicação. Uma vida regrada, seguida por treinos, alimentação saudável e cuidado com o corpo são essenciais para quem corre esse tipo de prova. O vencedor, portanto, não é um preguiçoso, é um atleta que aceita se submeter a um treinamento rigoroso, a fim de alcançar o prêmio. Não poupa esforço e não perde tempo, ao contrário, submete-se com rigor à disciplina, ao trabalho, e observa com atenção as regras da maratona. Em 2 Tm. 2:5, lemos: “Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras”.


Hoje nós vamos pensar em uma maratona diferente: A Maratona de Deus. O objetivo de cada atleta que participa dessa maratona é também alcançar uma coroa, mas, uma coroa diferente, uma coroa que dura para sempre. Em Apocalipse 2.10, lemos: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. É esta coroa que cada participante da maratona de Deus deseja conquistar. Sabemos que não é fácil, mas, cada um de nós deve se esforçar para atingir o alvo. Paulo era focado no alvo da Maratona de Deus. Ele disse: “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. Filipenses 3.14.


Da mesma forma que um atleta participa de uma maratona comum, os participantes da Maratona de Deus tem que ter uma vida disciplinada, com muitos exercícios diários, uma boa alimentação, deve se esforçar o máximo para que no fim de tudo, receba a recompensa pela vitória. A nossa alimentação diária deve ser a Palavra de Deus, que vai nos deixar fortes, robustos, e capacitados para enfrentar as dificuldades, os obstáculos que sem dúvida, aparecerão durante o trajeto da corrida. Os exercícios correspondem aos momentos de oração, quando muitas vezes enfrentamos verdadeiras batalhas espirituais contra Satanás e seus demônios, que tudo farão para nos derrotar.


Paulo compara, pois, a vida com uma corrida. Nessa corrida vamos encontrar vários obstáculos que vão nos deixar algumas vezes desanimados, com vontade de desistir. Podemos até parar no meio do caminho, mas, como o nosso objetivo é o de ganhar a COROA DA VIDA, devemos ter todo o cuidado, para prosseguir em busca do nosso alvo supremo. A corrida é longa e exaustiva, e pode acontecer para alguns, que a maratona seja mais breve, e esse fato nos faz pensar que o momento de começarmos a maratona é hoje, pois, não devemos deixar para amanhã ou, para quando atingirmos a idade madura. De repente, a maratona da vida pode terminar para alguns quando ainda são jovens. É por isso que todos nós devemos ter o cuidado de nos preparar para enfrentar essa maratona, independentemente da idade.


Outra coisa a destacar é que devemos nos concentrar na corrida, porque se nos distrairmos, vamos terminar perdendo o foco, que é JESUS. Nós iniciamos a nossa corrida na Maratona de Deus, no momento em que recebemos a Jesus como o nosso Senhor e Salvador. Daí em diante, nossos olhos devem estar fitos n’Ele. Vejamos o que nos diz Hebreus 12:1-2: “assim nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós, e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós. Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa...” Nós, os atletas da Maratona de Deus, estamos rodeados por uma nuvem de testemunhas, que estão observando o nosso desempenho, como os anjos, o Espírito Santo, os seres celestiais, mas, temos também as testemunhas de acusação, o diabo e seus demônios. Eles sabem quando fracassamos e incorremos em algum pecado que nos faz parar no meio da corrida.


O diabo e seus demônios estão fazendo todo o empenho para que o atleta de Jesus fracasse na corrida. A advertência de Paulo é que nos desembaracemos de tudo o que está atrapalhando a nossa carreira, e bem sabemos que o pecado é que nos embaraça e nos atrapalha na corrida. Li certa feita que os atletas do tempo do apóstolo Paulo quando se preparavam para participar de uma maratona, eles amarravam pesos nos tornozelos e nos pulsos e treinavam bastante assim. Quando chegava no dia da corrida, eles tiravam os pesos, e os músculos ficavam leves e com bastante desenvoltura, o que ajudava bastante no desempenho da competição. Assim acontece quando tiramos o peso do pecado de nossas costas. Quando confessamos esses pecados a Jesus, somos lavados e purificados pelo Seu sangue. Em I João 1.7, lemos: “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”. E em 1 João 1.9, lemos ainda que: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Esse é um cuidado fundamental que nós, como atletas da Maratona de Deus devemos ter, o de procurar o mais rápido possível se desembaraçar de tudo o que atrapalha a nossa participação na corrida, sobretudo o pecado que pesa sobre nós, nos deixando paralisados ou correndo de forma lenta, quase parando.


O texto de Hebreus é enfático quando diz: “... e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós. Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa...” Essa é uma corrida que requer de nós força de vontade e muita paciência. Os momentos de desânimo surgirão, mas, quando nossos olhos estão fixos em Jesus, nós vamos sendo renovados em nosso espírito e teremos nossa fé aperfeiçoada, nos tornando assim mais aptos para conquistar a tão desejada Coroa da Vida. Paulo mesmo disse: “Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados, dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” – (2Co. 4:16-18).


Reflexão: Teremos que combater muitas vezes, durante o trajeto da corrida, pois, o diabo não vai querer que sejamos vencedores, entretanto, Jesus é o nosso maior exemplo de perseverança, paciência e de vitória, senão, vejamos: “Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus”. Hebreus 12. 2.