NOSSA HISTÓRIA



”Celebremos nossa história”
1960-2010
 “VAMOS A MARAMBAIA”

Entre 1957 e 1958, Pedro Batalha do Rêgo, estudante no Instituto Batista Equatorial, recebeu o convite para desenvolver uma obra missionária com o pr. Paul Sanderson na Marambaia. O início dos trabalhos no Ponto de Pregação contava com a participação do obreiro, sua esposa Raimunda Rêgo e do pr. Paul Sanderson.
Logo no início dos trabalhos, o culto era realizado ao ar livre. Muitas vezes, como relatou Raimunda, ela e seu esposo colocavam os bancos do lado de fora da pequena residência, lá eles oravam e cantavam hinos de louvor, iluminados pelos candeeiros. Mesmo apenas os dois, o culto sempre acontecia.
Em 19 de fevereiro de 1959, o Ponto de Pregação foi organizado em Congregação da Igreja Batista do Marco.
 Logo nos primeiros dias, eles saiam às ruas com um pacote de folheto e a Bíblia, entregando pessoalmente e convidando para os trabalhos à noite. Visitavam as famílias de casa em casa. E foi de uma família, que receberam o primeiro apoio ao trabalho. Logo depois, foram chegando outras pessoas para o convívio mútuo. 

 Foto: Congregação Batista da Marambaia por volta de 1959.



  

UMA NOVA IGREJA NO PARÁ 
Após um ano e meio como Congregação da Igreja Batista do Marco, especificamente, em   
15 de outubro de 1960, o trabalho missionário desenvolvido na Marambaia tornou-se igreja.

Membros Fundadores
Foram membros fundadores da Igreja os irmãos: Aureliano Martins Castro, Yolanda Castro Lima, Francisco Lima da Silva, Zélia Lima da Silva, Marcelina das Neves Gomes, Abílio Pereira Gomes, Orlando Santos, Safira Cavalcante dos Santos, Isabel Cavalcante, José Dutra Cavalcante, Eduardo Santos, Isabel Cabral, dentre outros.

 
Pastores Líderes
Alguns pastores que lideraram a igreja: Pr. Alcides Sousa, Pr. Paul Edwin Sanderson, Pr. Dilson Ramos de Moraes, Pr. Artur Xabregas, Pr. Antonio Felix de Jesus Gomes, Pr. Ezequiel José de Freitas, Pr. Jozinaldo de Aguiar Maia, Pr. Israel de Albuquerque Batista, Pr. Daniel Inácio, Pr. João Araújo da Silva, Pr. Jussiê Gonçalves, Pr. Hamilton. Atualmente, a igreja é liderada pelo Pr. Elias Teodoro da Silva.
Organização de Igrejas
A Igreja também organizou outras igrejas: Igreja Batista da Nova Marambaia, Igreja Batista na Cidade Nova V, Igreja Batista de Maracanã, Igreja Batista da Jaderlândia, 2ª Igreja Batista de Conceição do Araguaia. Criou a Frente Missionária em Nova Timboteua e cooperou com o trabalho da Igreja Batista em Santa Bárbara, da Igreja Batista em Igarapé-Açu, além de ajudar na reorganização da Congregação Batista em Jubim, na Ilha do Marajó.


A IGREJA EM AÇÃO